martes, octubre 17, 2006

OS GRANDES PORTUGUESES!


Eu já fiz a minha escolha... O Emplastro!

Há quem diga Catarina Furtado, há quem prefira o ex Presidente Jorge Sampaio, e calculo que até possa haver quem prefira a Floribela! Conta tudo como votação!

Pois bem, tendo em conta que a votação é feita por aspectos vários tais como a representatividade que essa pessoa tem no país (qualitativa e quantitativa), opiniões públicas que arrecadou, feitos ou proezas, etc., o Emplastro tem um potencial elevadíssimo.

A patetice inerente e inata do senhor fez com que ignorantemente chegasse às luzes da ribalta. Apesar do curto espaço de tempo, ganhou uma dentadura nova e chegou aos ouvidos de (calculo) quase a totalidade do povo português. Puseram-no nos lugares mais inóspitos tais como detrás da Mona Lisa num quadro do Leonardo da Vinci, atrás do Jim Morrisson numa das fotos mais conhecidas do falecido cantor, no meio do Iraque a transportar um ferido, no antigo Egipto, num discurso do Ossama Bin Laden,... E no mais inóspito de todos: o Herman SIC!

Mas o Emplastro tornou-se num animal de estimação para a televisão (que agora foi abandonado porque já passou de moda, como é natural) e num entretenimento para a grande maioria dos portugueses, i.e., o vulgo.

O vulgo que também é pateta, mas não é a patetice de uma demência, mas sim uma incrustada ingorância de sorriso tonto e descabido. O vulgo é uma "Floribela", uns "Morangos com Açúcar" um "Às duas por três", uma SIC Parade, uns "Malucos do Riso", uma revista "Maria", notícias sensacionalistas, uma "Jura", ou qualquer outro programa que promova promiscuidade desenfreada, filosofías baratas e histórias de desgraças desgraçadas em desgraço. O vulgo é a maioria da função pública que percebe da sua função tanto quanto um mendigo, aqueles dos call centers que têm uma formaçãozeca de um par de horas, os pseudo-aspirantes a "homens importantes", o construtor civil self made man, e toda e qualquer pessoa que veja assíduamente pelo menos dois dos programas acima mencionados.

Pois quem melhor que o Emplastro para representar e engrandecer o Povo de Portugal? Ao menos a personagem não tem mácula para poder ter vergonha. Um exemplo de ingénua humildade e ignorância.



1 comentario:

pedro dijo...

Para mim a grande 'tuga é a Patita. Esta miúda é fantástica e com um sentido de humor inexcedível.

Beija para ti,

p