sábado, abril 21, 2007


A dúvida fazia de circuncisão ao estômago cada vez que eu perguntava a cada um o que queria para o seu jantar: "bolinhos de alheira ou lasanha de legumes?" perguntava eu, mas a única resposta que ouvia do outro lado do telefone era: "Hum, é complicado, já estou a ficar com fome!". Qualquer uma das hipóteses tinha talento para provocar um festim no paladar até mesmo dos mais distraídos.

Chego com meia hora de antecedência, queria ver a disposição das mesas que já estavam perfeitamente postas e dispostas. Repartir harmónicamente 47 pessoas pelas 8 mesas que practicamente fizeram de mim a anfitriã de todo o restaurante naquela noite, não ia ser tarefa fácil. Peço um martini devidamente servido no seu copo correspondente e ponho um CD de música vintage misturada com Nicola Conte para acompanhar a noite.


Depois de dar nomes de bebidas alcoólicas às mesas e distribuir as pessoas pelas mesmas, começam a entrar pela porta, dois e três pessoas por grupo à vez. Descem os dois degraus para dentro de um open space pombalino, de chão e ombreiras em pedra e paredes brancas repletas de fotografías e quadros, candeeiros gigantes a cair do tecto que está lá em cima. Vou cumprimentando os que chegam, e vou atendendo as chamadas dos mais perdidos: "É muito fácil!" dizia, "é mesmo a seguir ao campo das cebolas em direcção à Praça do Comércio pela rua dos eléctricos!". Mas nessa altura já estava com um copo daquela sangría de champanhe com bocados de morangos que todos chamam o ex-libris da casa.

O serviço? Nem me deixaram preocupar-me, por muito que eu quisesse participar no processo logístico de abastecimento de 8 mesas repletas de pessoas de diferentes gostos e vontades. A responsável e verdadeira anfitriã, Ana Malta, sabe bem como se faz uma casa: eficiência, eficácia, imaginação, diversidade e muito bom gosto. Bons negócios não precisam de invesir em publicidade: passam a palavra de boca em boca, e eu quero fazer parte dessa cadeia.

Foi bom estar sentada a meio de uma das mesas, poder contemplar os meus convidados entretidos a conversar, a sorrir e a dar gargalhadas, a mostrar satisfação com os pratos que lhes eram postos à frente, ver a ser tudo tratado sem que eu tivesse que interferir, ver tudo a decorrer como se eu não fosse a aniversariante, mas sim uma pessoa que conseguiu a proeza de juntar 47 pessoas quase todas diferentes, num ambiente heterogéneo, mas que de alguma forma tornou aquelas 3 horas... perfeitas.

Quero agradecer à minha amiga Cris, à dona do restaurante Ana Malta pela sua exemplaridade, aos meus amigos que puderam estar presentes e que proporcionaram ao jantar um ambiente inesquecível, e à minha irmã.

Restaurante Alfândega, Armazém dos Sabores:
Rua da Alfândega 98
1100-016 LISBOA
Telefone: 218861683




3 comentarios:

AA dijo...

olha, estive lá ontem...

pedro dijo...

A noite foi de facto tua e fico feliz por te teres sentido tão bem. Antes de me juntar a ti fui só certificar-me que o Cristiano e companhia venciam os belgas e depois lá rumei até ao Alf. Nunca é de mais... Parabéns.

E conta comigo para o aniversário número 80 ;-)

Bj gd,

p

Anónimo dijo...

foi xelente patanisca! mas onde eq tu andas? nunca mais te vi! temos que ir ai conhecer uns erasmitas. beijoes MAMI